terça-feira, 12 de junho de 2007

mais tributos

Um orgulho para Mitchell
Como no mar, muitas coisas vêm e vão no mundo do automóvel...
O último Salão de Xangai marcou o calendário automotivo anual como o primeiro evento chinês a trazer atrações de fabricantes ocidentais inéditas para todo o mundo.

Eram carros-conceito de fabricantes como Audi, BMW e Buick, marca americana que também atua naquele mercado.
O destaque dessa tradicional divisão da General Motors foi um cupê atraente com portas no estilo asa-de-gaivota.

Seu nome? Riviera.
É uma designação poderosa do passado, tanto na história da Buick, quanto da General Motors e da indústria automobilística americana.

Ela nos leva de volta a 1962.
A denominação Riviera já era adotada como versão de outros Buicks desde 1949.

Naquele ano surgia o Roadmaster Riviera, cupê que lançou o popular estilo hardtop; com pintura saia-e-blusa e sem as colunas centrais, para imitar um conversível com o teto fechado; ao lado do Cadillac Coupe De Ville e do Oldsmobile Ninety-Eight DeLuxe Holiday.
O nome identificaria também outras versões dos modelos Roadmaster, Century, Special e Electra nos anos seguintes.

Isso até que em outubro de 1962 fosse apresentado um novo modelo de luxo pessoal, como os americanos chamavam os cupês que não eram nem esportivos óbvios, nem carros familiares.

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