quarta-feira, 13 de junho de 2007

notícias do dia que você não lê lá...

Ford coloca Jaguar e Land Rover à venda
A Ford vai colocar à venda a Jaguar e a Land Rover, suas duas marcas de luxo britânicas.
Com o negócio, acredita-se que o objetivo da montadora americana - que vendeu a marca de carros esportivos Aston Martin a um consórcio em março - seja criar uma operação de automóveis mais enxuta e competitiva.

De acordo com o jornal britânico Financial Times, o mandato de venda da Jaguar e da Land Rover foi concedido aos bancos Goldman Sachs, Morgan Stanley e HSBC.
As duas marcas serão negociadas em conjunto por causa das importantes sobreposições de suas operações, na visão do mercado.

A Volvo, outra marca da Ford, não entrou no pacote de venda.
Nesta segunda-feira (11/6), a Fiat negou que esteja considerando a compra das duas marcas.

A Renault também desmentiu um relatório que a colocava em uma possível negociação.
Outra que aparece nas especulações do mercado é a companhia de private equity Alchemy Partners, supostamente pronta para investir 3 bilhões de libras na compra das marcas – o que foi negado pela empresa.


China vetará produção de etanol a partir de alimentos
"A China vetará todos os projetos destinados à produção de etanol (álcool combustível) e outros tipos de biocombustíveis a partir de alimentos."
Pelo menos foi o que garantiu Xu Dingming, vice-diretor de Energia da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (NDRC, na sigla em inglês), durante a realização de um seminário sobre a expansão da produção e do consumo dos biocombustíveis na China.

"Nós estamos tentando evitar a ocupação de terras destinadas ao cultivo, o consumo de grandes quantidades de alimentos e a elevação dos danos ambientais durante o ciclo de desenvolvimento de nossos projetos de energias renováveis", justificou Xu.
Na avaliação de Xu, a China deve explorar o potencial de matérias-primas que não comprometam sua segurança alimentar.

"Poderíamos modificar radicalmente o destino concedido a produtos como a celulose e o sorgo", frisou o vice-diretor, ao divulgar que o país elabora anualmente 1,02 milhão de toneladas de etanol a partir do milho, especialmente nas províncias de Jilin, Heilongjiang, Henan e Anhui.


Bolívia deposita primeira parcela da compra da Petrobras
A Agência Boliviana de Informações (ABI), órgão ligado ao governo da Bolívia, informou hoje que a estatal local YPFB depositou, no início da manhã, a primeira parcela de US$ 56 milhões referentes à compra das refinarias da Petrobras naquele país.
Segundo a ABI, o depósito foi feito às 8h30 (horário de La Paz) e a filial boliviana da Petrobras foi informada às 9h30.

Os bolivianos preparam dois atos oficiais de retomada das instalações: o primeiro será realizado às 16 horas (horário local, equivalente às 17 horas de Brasília) na refinaria Guillermo Elder Bell, em Santa Cruz; e o segundo, às 20 horas (21h em Brasília), na refinaria Gualberto Villaroel, em Cochabamba.
De acordo com a ABI, a Petrobras e a YPFB já finalizaram os últimos detalhes para a transferência dos ativos.

A estatal boliviana, inclusive, já criou uma subsidiária para tocar o negócio, chamada de YPFB Refinación, e indicou um gerente-geral para a atividade, Germán Monroy.
Outros dois gerentes regionais serão destacados, um para cada refinaria.


Com novo carro, Renault busca a virada no Brasil
Carro popular na Europa, com acabamento pobre e preço na faixa de 5,8 mil (R$ 15 mil), o Logan passou por uma cirurgia plástica na versão brasileira para ficar mais atraente.
De vantagem natural ele tem o espaço interno superior aos concorrentes e será vendido com um pacote de benefícios que inclui garantia por três anos e financiamento especial - mas praticamente pelo dobro do preço do europeu, na casa dos R$ 28 mil a R$ 30 mil.

O lançamento do Logan será na terça-feira, no Rio.
O modelo é a grande aposta da Renault para colocar em marcha o plano que tinha ao se instalar no Brasil no fim de 1998.

Ao construir uma fábrica para produzir 240 mil veículos por ano e outra para motores, com investimentos na casa de US$ 1 bilhão, a companhia francesa queria estar entre as maiores montadoras do País.
Mas, passados quase nove anos, derrapa na oitava posição entre as fabricantes nacionais e suas vendas correspondem a apenas 3,1% do mercado total no País.

Muitos que viram o carro aqui ou no exterior dizem que o design é um pouco antiquado.
O diferencial é o espaço interno.

É mais largo e mais alto que os modelos disponíveis no segmento de sedãs pequenos.
Tem uma área envidraçada ampla, que permite maior visibilidade.

O espaço para pernas dos passageiros dos bancos traseiros é mais confortável que o do Toyota Corolla, um sedã médio, e o porta-malas também é maior.
Com ele, a Renault espera iniciar uma virada e dobrar suas vendas até 2009, atingindo fatia de 5,9% do mercado.

Também pretende estancar anos seguidos de prejuízos.
Em 2006, enquanto a maioria das montadoras festejava a volta ao azul, a Renault teve perda de R$ 180,5 milhões.
No ano anterior, o recuo foi ainda maior, de R$ 397,3 milhões, embora boa parte tenha sido anistiada pela matriz.

O Logan é apenas parte do processo.
A empresa prepara para o fim do ano o lançamento de outro carro, um compacto que terá preço mais popular.

Até 2009, virão mais dois modelos.
O projeto total vai custar US$ 360 milhões.

Na Europa, onde já vendeu mais de 500 mil unidades, o Logan custa entre 5,8 mil (R$ 15 mil) e 7,6 mil (R$ 20 mil).
A versão mais barata tem acabamento pobre.

O modelo terá motorização 1.0 e 1.6 flex.
As lojas só começarão a vender o carro em julho.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


Representante da FIA verifica obras em Interlagos
Alan Donnelly, que representa o presidente da FIA, Max Mosley, no GP Brasil, estará no país nesta quarta-feira, dia 13 de junho.
O motivo da visita é a verificação do cronograma de obras do autódromo de Interlagos.

Donnelly irá ao autódromo às 10h00, onde se encontrará com Caio Luiz de Carvalho, presidente da SP Turis.
O início das obras no autódromo de Interlagos está marcado para a próxima segunda-feira, 18 de junho.

A obra de maior impacto é o recapeamento total da pista.
Haverá ainda a construção de uma arquibancada em frente à reta dos boxes e ajustes de menor porte.

O plano de obras apresentado pela Prefeitura de São Paulo é baseado num cronograma bastante crítico e foi aprovado pela FIA sob a condição de fiscalização constante.
Após sua reunião no Brasil, Donnelly discutirá, ainda esta semana, o estágio atual do projeto com os responsáveis na Comissão de Circuitos da entidade máxima do automobilismo.

O GP Brasil de Fórmula 1, que encerra o campeonato 2007, acontece nos dias 19, 20 e 21 de outubro.


Começam os treinos para as 24 Horas de Le Mans
O grid de largada de uma das mais tradicionais corridas do automobilismo começa a ser definido nesta quarta-feira.
A primeira sessão de treinos classificatórios das 24 Horas de Le Mans tem início às 15 horas (Horário de Brasília).

O pole será conhecido depois da segunda sessão, que acontece à partir das 18h, da quinta-feira.
A prova será realizada no sábado, às 11 horas.

Entre os principais destaques da edição deste ano, está a briga dos carros da Audi e da Peugeot.
O modelo da marca francesa, o 908 HDI FAP, foi o mais veloz nos primeiros treinos livres com Sébastien Bourdais.

Já a Audi, vencedora de seis das últimas sete edições, aposta na resistência para repetir a dose e conquistar mais um triunfo com o modelo R10 - primeiro carro diesel a ganhar às 24 Horas de Le Mans.


Autódromo de Curitiba recebe 2ª etapa do Racing Day
A segunda etapa do Racing Day, um novo formato de competição que envolve velocidade sobre duas e quatro rodas - acontece neste final de semana (16 e 17/06), no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais.
"Teremos a segunda etapa dos Campeonatos Paranaense de Motovelocidade e Turismo", afirma o diretor da Força Livre Motorsport, Eduardo Pereira.

As motos entram por primeiro no circuito nos dois dias da competição a partir das 9h e correm em quatro categorias 500 cc e Street Bike, que largam juntas uma única vez, e Super Sport e Super Bike, que também largam juntas, mas em duas baterias.
Já o Campeonato Paranaense de Marcas e Pilotos é dividido em Turismo N (carros até o ano 1995/carburados) e Turismo A (carros até 2005/injetados).

As duas categorias vão largar juntas em duas baterias de 30 minutos


Promoção FASP - VICAR
Sortearemos no próximo dia 13/06 (quarta-feira) às 16:00 hs na sede da FASP, 3(três) participantes da promoção para assistir a próxima etapa da STOCK CAR dias 16 e 17 de junho.
Para participar, basta preencher o cadastro no site da Federação de Automobilismo de São Paulo. Se você já é cadastrado, atualize seus dados para participar.
Cada pessoa só poderá se cadastrar uma vez para concorrer ao par de credenciais.
O deslocamento e demais despesas relacionadas à ida ao evento são de responsabilidade do participante sorteado.
Cada sorteado terá direito a 2(duas) credenciais para o camarote vip da FASP no recinto dos boxes, mais uma credencial para seu automóvel.
Boa sorte!

2 comentários:

Felipão disse...

hhahahahahah

eu se fosse a Ford vendia a Ford. É justamente a marca que mais dá prejuízo.Logo, pelo jeito, eles vendem a Volvo também.

Anônimo disse...

Com relação ao tema China não fará álcool a partir de alimentos, é próprio dos asiáticos serem metódicos e pragmáticos. Eu explico: eles não têm áreas agrícolas suficiente para produzir etanol para seu gasto. Aliás não tem nem área para produção de alimentos, o que diriam então para o etanol. Só lembrando que eles são os maiores importadores de soja do Brasil, seu principal alimento. O problema da produção de etanol do Brasil é a Petrobrás e o Governo.
Como o país não tem política para produção, comercialização e distribuição de alimentos, fica essa falácia de que a cana-de-açúcar vai acabar com a produção de alimentos. É uma asneira atrás da outra. Se tivesse gente competente para administrar o país não estaríamos na situação que estamos hoje, com o pior nível de crescimento das Américas. Não tem no mundo, país mais viável geograficamente que este. Mas tem os piores políticos do mundo.
Eng. Agr. Tedaldo Buratti Júnior