sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Vamos ao cinema?

O Homem que Desafiou o Diabo
(Brasil, 2007)
Direção: Moacyr Góes
Elenco: Marcos Palmeira, Flávia Alessandra, Fernanda Paes Leme, Sérgio Mamberti, Renato Consorte, Lívia Falcão

O longa nacional "O Homem Que Desafiou o Diabo", que estréia em todo o país nesta sexta-feira, é uma espécie de reciclagem de sucessos recentes como "O Auto da Compadecida" e "Lisbela e o Prisioneiro". A paternidade aqui não pertence a Guel Arraes, mas ao diretor Moacyr Góes ("Dom", "Trair e Coçar é Só Começar").

"O Homem Que Desafiou o Diabo" inspira-se numa tradição de aventuras românticas e cômicas situadas no Nordeste brasileiro, consolidada (especialmente na bilheteria) por Arraes nos últimos anos.

Aqui, novamente, o protagonista é um herói que vive aventuras e desventuras por um Nordeste mais fantasioso do que real. O personagem é o caixeiro viajante José Araújo (Marcos Palmeira, de "O Casamento de Louise") -- uma espécie de malandro charmoso e de bom coração.

Leia mais.
Assista o trailer.


O Vidente
Next (EUA, 2007)
Direção: Lee Tamahori
Elenco: Nicolas Cage, Julianne Moore, Jessica Biel, Thomas Kretschmann, Tory Kittles

Na ficção científica "O Vidente", que estréia nesta sexta-feira, Cris Johnson (Nicolas Cage, de "Motoqueiro Fantasma") tem um dom que é ao mesmo tempo uma bênção e uma maldição: o poder de prever o que acontecerá nos próximos minutos.

Essa habilidade o ajuda no seu trabalho como mágico em Las Vegas e também vem a calhar quando participa de algum jogo de cartas.

Assim, Cris também pode alterar o futuro imediato dele mesmo e das pessoas à sua volta. A agente do FBI Callie Ferris (Julianne Moore, de "Filhos da Esperança") acredita que Cris, com sua habilidade, pode ajudá-la a encontrar armas nucleares que foram introduzidas clandestinamente nos Estados Unidos por terroristas, liderados por Smith (Thomas Kretschmann, de "King Kong").

Leia mais.
Assista o trailer.

Nação Fast Food
Fast Food Nation (EUA, 2006)
Direção: Richard Linklater
Elenco: Greg Kinnear, Patricia Arquette, Ethan Hawke, Wilmer Valderrama, Ashley Johnson, Catalina Sandino Moreno, Avril Lavigne, Luis Gúzman

Bestseller inclusive no Brasil, o livro "País Fast Food", do jornalista norte-americano Eric Schlosser, denunciou graves problemas por trás da gigantesca indústria dos hambúrgueres nos Estados Unidos, indo desde falta de higiene à exploração de trabalhadores. Escrito em 2001, o livro foi a base do filme "Nação Fast Food -- Uma Rede de Corrupção", de Richard Linklater, que estréia apenas em São Paulo nesta sexta.

Mesmo partindo de dados reais, o filme, que competiu à Palma de Ouro no Festival de Cannes em 2006, não é um documentário. O roteiro é assinado pelo próprio Schlosser e pelo diretor.

Linklater afasta-se, assim, de filmes recentes, como o desenho de ficção científica "O Homem Duplo", para realizar um drama de tema forte, com elenco recheado de atores conhecidos -- caso de Greg Kinnear, Patricia Arquette, Kris Kristofferson, Ethan Hawke e Bruce Willis.

Leia mais.
Assista o trailer.

A Última Legião
The Last Legion (EUA/Inglaterra/França, 2007)
Direção: Doug Lefler
Elenco: Colin Firth, Ben Kingsley, Aishwarya Rai, Peter Mullan, Thomas Sangster

A aventura "A Última Legião", que estréia no país nesta sexta-feira, tenta recuperar a tradição de filmes sobre o Império Romano. Aqui, novamente, parte-se de uma figura real, como os clássicos "Ben Hur" (1959) e "Spartacus" (1960).

O personagem central é um herdeiro do império, chamado Romulus Augustus (Thomas Sangster, de "Tristão e Isolda"), que governou Roma por poucos dias antes de a capital ser tomada pelos bárbaros.

No dia da coroação do pequeno imperador de 12 anos, seu pai Orestes (Iain Glen, de "Lara Croft: Tomb Raider") recusa-se a fazer um acordo com um general bárbaro (Peter Mullan, de "Filhos da Esperança").

Leia mais.
Assista o trailer.

Exuberante Deserto
Adama Meshuga'at (Israel/Alemanha/Japão, 2006)
Direção: Dror Shaul
Elenco: Tomer Steinhof, Ronit Yudkevitz, Shai Avivi, Pini Tavger, Gal Zaid

Premiado nos festivais de Sundance e Berlim em 2007, o drama israelense "Exuberante Deserto" concentra-se, num tom bastante crítico, na experiência dos kibutz em Israel, nos anos 1970.

Claramente, a história, escrita pelo diretor Dror Shaul, apresenta um forte componente autobiográfico. O filme entra em cartaz nesta sexta-feira apenas em São Paulo.

O protagonista é Dvir (Tomer Steinhof), garoto de 12 anos que se prepara para o "bar mitzvah", o ritual de passagem para a vida adulta dos meninos judeus.

Leia mais.
Assista o trailer.

Um comentário:

Anônimo disse...

Li o romance e adorei. Por isto gostaria de saber quando será a estréia, no Brasil, do filme "Um Amor Jovem", dirigido por Ethan Hawke.